Dona de um dos hits mais apaixonantes dos últimos tempos, a banda pernambucana Tagore é uma das queridinhas dos sites gringos de música alternativa (toda hora aparece uma resenha nova), sem falar que Pineal figura em boa parte das listas de melhores discos brasileiros de 2016.

O que me fez conhecer Tagore foram meus vizinhos de cima, que todo dia me acordam com uma música diferente, oscilando de Sandy&Júnior a Tame Impala. O single Mudo aposta num rock radiofônico delicioso e tem um arranjo sintético difícil de esquecer, com um quê de macaxeira com charque. Dá vontade de cantar junto com Tagore Suassuna. O clipe é igualmente delicioso.

Para a parte gráfica, a banda apostou na boa e velha divulgação do single. Pela facilidade de ter tudo em casa, talvez, foi possível produzir três capas, uma para o disco cheio, a do single Pineal e de Mudo.


single: Tagore – Mudo (Pernambuco, 2016)
Ilustração e projeto gráfico de Caramurú Braumgartner

Tagore Suassuna e banda apostam em capas tão inspiradoras quanto às músicas. O designer gráfico e também percussionista e backing vocal do grupo, Caramurú Braumgartner é quem assina os trabalhos das capas e de alguns pôsteres da banda.

disco: Tagore – Pineal (Pernambuco, 2016)
Ilustração e projeto gráfico de Caramurú Braumgartnerr

Em entrevista ao Ideia Fixa, Caramurú contou que é influenciado pelos quadrinhos, mangá, e por nomes como Milo Manara, Robert Crumb, Moebius e Guido Crepax. Vale ler a entrevista completa para pegar mais algumas ideias do ilustrador (aqui).

single: Tagore – Pineal (Pernambuco, 2016)
Ilustração e projeto gráfico de Caramurú Braumgartner