O terceiro disco da banda canadense Arcade Fire trouxe um projeto ambicioso. Além de videoclipe lançado em parceria com o Google Chrome, curta dirigido por Spike Jonze e edição de luxo (mais sobre ela ali embaixo), a banda desenhou um projeto gráfico com oito capas e contra-capas com detalhes de casas suburbanas vistas diante de um carro estacionado.

The Suburbs

Assim como um disco de dezoito faixas representa um longo percurso dividido em várias etapas, o projeto gráfico de The Suburbs (Canadá, 2010) também foi minuciosamente realizado.

O primeiro passo para a criação das capas múltiplas foi uma viagem de carro por vários subúrbios do Texas, onde o fotógrafo Gabriel Jones registrou várias paisagens.

De volta a Montreal, as imagens feitas por Gabriel foram selecionadas e, então, projetadas numa grande tela. O carro e membros da banda foram posicionados na frente das várias paisagens suburbanas. O conjunto foi, então, fotografado novamente por Jones.

Fonte: BlackBook

Por fim, as imagens foram entregues à designer Caroline Robert, que cuidou de todo o projeto gráfico com direção de arte de Vincent Morisset.

Dispostas dessa maneira, uma ao lado da outra, é possível ver como as imagens do verso são, na verdade, um recorte da frente. Em todos os casos há algum elemento que dialogue ou remeta a algo da capa.

Arcade Fire – The Suburbs (Canadá, 2010)
Design de Caroline Robert.
Direção de arte de Vincent Morisset.
Fotografia de Gabriel Jones

Limited Edition

Ora creditado como Limited Edition, ora como Deluxe Edition (Canadá, 2011), esta edição especial foi lançada em 2011 e trouxe algumas novidades em relação ao projeto original, tanto no conteúdo quanto na parte gráfica.

Além da capa original (a primeira da série de oito que publicamos ali em cima, e também a mais usada nas divulgações, a que aparece nos tocadores etc), esta edição tem uma luva com uma versão avermelhada seguindo a mesma linha das capas ali de cima.

The Suburbs Limited Edition (2011)

Outra novidade é a inclusão de um DVD (CD-Rom?, risos) com o Scenes from The Suburbs, curta dirigido por Spike Jonze, e um encarte, que na verdade é um libreto de oitenta páginas contendo registros da gravação do curta. As imagens do libreto são todas em preto e branco e foram feitas por Eric Kayne. O design foi novamente de Caroline Robert e o projeto venceu o Grammy de 2011.

Arcade Fire – The Suburbs (Canadá, 2010)
Design de Caroline Robert.
Direção de arte de Vincent Morisset.
Fotografia de Gabriel Jones
Fotografia de Eric Kayne.