Storm Thorgerson é o designer inglês responsável por mais de quinze capas de discos do Pink Floyd. Conhecido por seu estilo que flerta com surrealismo e psicodelia, Storm Thorgerson frequentou a Cambridgeshire High School of Boys com Syd Barret e Roger Waters, fundadores da banda de rock progressivo.

A parceria profissional começou em 1968 com a capa de A Saucerful of Secrets, segundo álbum do grupo. Desde então, criou capas icônicas, como a de Atom Heart Mother (1970), a “capa da vaquinha”, Wish You Were Here (1975), até Dark Side Of The Moon, o mais importante disco da carreira do Pink Floyd e, certamente, o trabalho mais famoso de Storm Thorgerson. 

Atom Heart Mother (1970)
Wish You Were Here (1975)

Quando a luz passa por um prisma (ou uma goda d’água), ela se divide em sete cores (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul escuro e violeta). Por razões estéticas, o azul escuro foi excluído da capa.

The Dark Side Of The Moon Immersion Box Set (2011)

O rock progressivo e a psicodelia de Pink Floyd não estariam completos sem capas à altura de suas músicas.

Delicate Sound of Thunder (1988)
Animals (1977)

Storm Thorgerson morreu em 2013, aos 69 anos. Em um de seus últimos trabalhos para o Pink Floyd, o artista brincou com a própria história por trás de tantas capas numa espécie de metalinguagem musical. O disco A Foot in The Door: The Best of Pink Floyd, de 2011, mostra um formando que passa por um tapete de imagens conhecidas. São as várias capas de discos criadas pelo próprio Storm Thorgerson.

A Foot In The Door: The Best of Pink Floyd (2011)

Navegue pela tag Storm Thorgerson para conferir outros trabalhos do designer.