Storm Thorgerson é o designer inglês responsável por mais de quinze capas de discos do Pink Floyd. Conhecido por seu estilo que flerta com surrealismo e psicodelia, Storm Thorgerson frequentou a Cambridgeshire High School of Boys com Syd Barret e Roger Waters, fundadores da banda de rock progressivo.
A parceria profissional começou em 1968 com a capa de A Saucerful of Secrets, segundo álbum do grupo. Desde então, criou capas icônicas, como a de Atom Heart Mother (1970), a “capa da vaquinha”, Wish You Were Here (1975), até Dark Side Of The Moon, o mais importante disco da carreira do Pink Floyd e, certamente, o trabalho mais famoso de Storm Thorgerson.
Quando a luz passa por um prisma (ou uma goda d’água), ela se divide em sete cores (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul escuro e violeta). Por razões estéticas, o azul escuro foi excluído da capa.
O rock progressivo e a psicodelia de Pink Floyd não estariam completos sem capas à altura de suas músicas.
Storm Thorgerson morreu em 2013, aos 69 anos. Em um de seus últimos trabalhos para o Pink Floyd, o artista brincou com a própria história por trás de tantas capas numa espécie de metalinguagem musical. O disco A Foot in The Door: The Best of Pink Floyd, de 2011, mostra um formando que passa por um tapete de imagens conhecidas. São as várias capas de discos criadas pelo próprio Storm Thorgerson.
Navegue pela tag Storm Thorgerson para conferir outros trabalhos do designer.